quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sim, temos ANALFABETOS que sabem ler: Analfabetos FUNCIONAIS, Analfabetos DIGITAIS...e todo mundo acha isso NORMAL.


Como diria o Metallica:
"SAD, but TRUE." (TRISTE, porém REAL).
O conceito do termo ANALFABETISMO, infelizmente, não é mais o mesmo. O mundo está completamente globalizado. O acesso à informação é muito fácil. Hoje em dia, só não se informa quem não quiser. E isso, mudou completamente o conceito do termo ANALFABETO. E o mais ASSUSTADOR é que as pessoas não perceberam (ou ignoraram, sei lá) esta mudança e não se adaptaram a ela.

E...PASMEM: Atualmente, a capacidade para LEITURA e ESCRITA não indica que você seja ALFABETIZADO.

Sim...talvez você seja ANALFABETO (mesmo sabendo LER e ESCREVER) e sequer fazia idéia disso.

Então, continue lendo...talvez você se surpreenda...com você mesmo.



So...let's go!



ANALFABETO:

Segundo definição da UNESCO, “uma pessoa funcionalmente analfabeta é aquela que não pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, também, continuar usando a leitura, a escrita e o cálculo a serviço do seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade”.

Fonte: InfoEscola - http://www.infoescola.com/educacao/analfabetismo/

Este ERA o único conceito que existia de analfabetismo. Alguém incapaz de ler, escrever e fazer contas. Só isso. Alguém que podia desenvolver uma ou duas destas atribuições, mas não as três, era considerado SEMI ANALFABETO. Mas no início deste parágrafo, está descrito que este ERA o único conceito. Tanto que, hoje em dia, ele cai em DESUSO, dadas as seguintes classificações.

ANALFABETO FUNCIONAL:
Entende-se por analfabetismo funcional a incapacidade que algumas pessoas têm de entender (compreender) o texto que acabaram de ler, ou seja, quando, mesmo que as pessoas saibam ler e escrever, apresentam incapacidade para interpretar o texto que lhes foi dado para ser interpretado. Este tipo de analfabetismo é bastante comum.

ANALFABETO DIGITAL:
Pode-se afirmar que, nos dias de hoje, a sociedade está experimentando uma nova forma de analfabetismo, chamado de analfabetismo digital. Este tipo de carência está relacionado com a falta de conhecimento necessário para utilizar computadores pessoais, celulares e agendas eletrônicas e dominar os sistemas que operam estas máquinas como, por exemplo, navegar na rede mundial de computadores.

Fonte: InfoEscola - http://www.infoescola.com/educacao/analfabetismo/

Mas têm mais alguns outros, citados pela DESCICLOPÉDIA, que, apesar de se tratar de um site de humor, não posso deixar de concordar que eles existem, sim:

- Analfabeto político: Aquele que não entende bulhufas de política;
- Analfabeto tecnológico: Aquele que não entende bulhufas de aparelhos eletrônicos;
- Analfabeto preguiçoso: Aquele que sabe ler e escrever, mas prefere pedir pra que alguém o faça;
- Analfabeto João-Sem-Braço: Aquele que finge que não sabe, de acordo com as conveniências.

Fonte: http://desciclopedia.ws/wiki/Analfabetismo



Mas...o pior de tudo isso é muita gente achar normal que isso aconteça. Acham normal cometer ERROS GROSSEIROS (tipo 'CONCERTEZA', 'SEJE FELIZ', 'PRA MIM FAZER', 'A GENTE SOMOS', por exemplo).

O pensamento medíocre da moda é: "Eu escrevo errado, mas as pessoas entendem. E isso é o que importa".

Cometer erros, é uma coisa normal. Mas o erros (todos os erros, e não só os de grafia) devem servir pra formar um KEDB (Known Errors Data Base - Base de Dados de Erros Conhecidos) e formar a base do conhecimento para que estes erros não venham a se repetir.

A internet tá aí. Querem fonte maior de conhecimento? Qualquer um tem acesso. Não há mais desculpa para falta de informação. Só não se informa, hoje em dia, quem é MUITO IGNORANTE.

Errar é humano. Persistir no erro, se acostumar e achar justificativas pra ele é BURRICE...




Cometer erros grosseiros não PODE ser normal...

...porém, as pessoas continuam a cometer COMPULSIVAMENTE e REPETITIVAMENTE esses erros, por estarem sob proteção de uma legião de "Advogados do Diabo" que existe por aí. Sempre tem um MALDITO que fica querendo dar uma de BOM SAMARITANO, defendendo as pessoas que escrevem TUDO errado.

Infelizmente, erros grosseiros não PODERIAM ser normais, mas acabaram se tornando.

Infelizemente.

Ninguém quer PERFEIÇÃO. Apenas ATENÇÃO.




Samuel Camilo
"O que importa se meu círculo de amizades seja menor, desde que composto por pessoas sinceras?"
(Anne Frank)