sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pessoas Psittaciformes





O queeeeee?? Existem seres humanos na ordem dos psittaciformes? Até onde se sabia, os seres humanos pertencem à ordem dos primatas! Mas...estudos recentes realizados POR MIM, comprovam a existência de seres humanos, que se não pertencem à ordem dos psittaciformes, estão com "um pezinho" lá, devido às características desta ordem.




So...let's go!



Uma breve explicação da sempre útil Wikipédia sobre a ordem dos psittaciformes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psittaciformes

Uma das características desta ordem (talvez a principal) é a CAPACIDADE DE REPRODUZIR SONS DA FALA HUMANA. Ou seja: Os psittaciformes são CAPAZES DE APRENDER A FALAR.

Porém, diferentemente dos seres humanos, os psittaciformes apenas REPRODUZEM os sons. Repetem sons que ouvem. Eles não dizem coisas que lhes vem à mente. Eles não PRODUZEM os sons. Mesmo porque, são IRRACIONAIS. Falam por falar, mesmo.

Logo, se encontrarmos pessoas que apenas REPETEM palavras dos outros e não PRODUZEM suas próprias palavras, elas podem, sim, ter algum parentesco longínquo em suas árvores genealógicas com os psittaciformes.

Pior ainda é o caso de pessoas que REPETEM palavras dos outros e não REPRODUZEM as próprias palavras que constam em suas mentes. Ou seja: ELAS FALAM COISAS NAS QUAIS, NÃO PENSAM E/OU ACREDITAM.

Atualmente o tal do "falar por falar" está em alta. O negócio é criar estereótipos:

- PARECER se interessar por gente inteligente;
- PARECER não se importar com beleza física;
- PARECER ser honesto;
- PARECER ser bondoso;

Entre outros.

Enganar tá na moda. Fingir tá em alta. Mentir virou uma arte. Antigamente, existia um shampoo anti caspa chamado "Denorex", que tinha um slogan que dizia: "PARECE, MAS NÃO É".

Vivemos na "SOCIEDADE DENOREX". Na sociedade das aparências. Aparências essas, sem essência. Tá cheio de gente que PARECE, MAS NÃO É.

É MUITO FÁCIL FALAR.

É tão fácil e normal alguém ficar só nas palavras hoje em dia. Estamos tão acostumados com as pessoas mentindo que nem nos importamos com o advento de novas mentiras.

As FALÁCIAS que estão em grande evidência atualmente são:

- FALAR que gosta de estudar (e no fundo, detestar com todas as forças);
- Deixar "no ar" COM INDIRETAS que se interessa por alguém (e no fundo, não querer nada além de "massagear o próprio ego" com as investidas dessa pessoa);
- FALAR que gosta de papo cabeça (e no fundo, detestar esses papos e gostar de bajulação);
- FALAR que tem bom gosto pra música (e no fundo, ouvir até funk);
- FALAR que quer arrumar alguém decente (e no fundo, querer viver atrás de gente que não presta e "chafurdar no chorume" até não poder mais);

Entre outras FALÁCIAS, que não são necessárias que se cite. Basta olharmos ao redor e encontraremos mais algumas. Facilmente.

De novo: É MUITO FÁCIL FALAR. E do que valem palavras SEM ATITUDES? Palavras ditas só por dizer são carregadas pelo vento. E nunca mais voltam, pois não têm utilidade.

Mas também, tem muita gente que age dessa forma como modo de INCLUSÃO SOCIAL. Fingir que gosta/sabe/acredita em determinada coisa, ajuda na inclusão. Agora...qual a utilidade de eu participar de coisas que não gosto ou acredito? Interesses interpessoais? Acho que existem outras formas de conquista, que não sejam através das mentiras. As mentiras sempre vêm à tona. E é catastrófico...

As pessoas agem como os psittaciformes, com a ressalva de estarem sendo assim por força da própria consciência, e não, por instinto, como as aves. Aves psittaciformes falam por falar POR INSTINTO.

E então, concluímos que: É CONVENIENTE SER UM HUMANO PSITTACIFORME!

E, como UTILIDADE PÚBLICA, deixo algumas sugestões para tentar reduzir a população de HUMANOS PSITTACIFORMES, pois as pobres aves não merecem ser associadas a alguns tipos de escória da humanidade:

- NÃO GOSTA DE ALGO? Não diga que gosta pra fazer média;
- NÃO TEM INTERESSE EM ALGUÉM? Não dê falsas esperanças. Além de desumano, é falta de caráter. Se quer elogios, PAGUE POR ISSO. Pra isso, existem as prostitutas e os michês;
- NÃO ACREDITA EM ALGO/ALGUÉM? Não diga que acredita. Continue com suas próprias crenças;
- NÃO GOSTA DE DETERMINADO ESTILO DE MÚSICA? Não diga os famigerados "gosto de tudo" ou "sou eclético". Isso não existe. Definitivamente. Não duvide da inteligência dos outros.

Acho que, se os HUMANOS PSITTACIFORMES fizerem, pelo menos isso, já ajuda muito. Muita gente vai deixar de ser enganada.

Os pobres papagaios não podem ser referidos de forma pejorativa com a máxima "Falar? Até papagaio fala". Afinal, se os papagaios falam, é por MÉRITO, já que são irracionais.




E, concluímos também, que A FALTA DE PERSONALIDADE ainda vai avassalar a sociedade.

Infelizmente.

E quando isso acontecer, não será possível construir uma arca...




Samuel Camilo

"Cogito, ergo sum." [em Português: "Penso, logo existo."]
(René Descartes)




segunda-feira, 9 de abril de 2012

AUTOMENTIROSOS



Depois de um longo tempo sem postar, arrumei tempo pra escrever alguma coisa por aqui. Se bem que duvido que muita gente possa ter sentido alguma falta do que escrevo, já que, normalmente, são coisas que as pessoas sabem que existem, mas tendem a ignorá-las.



So...let's go!



Nota: Não sei se esta palavra existe. Talvez eu esteja cometendo neologismo. Porém...se não existe, deveria existir.



O que seria um AUTOMENTIROSO?

Vamos por associação:

- Um AUTODIDATA é aquele que aprende por si próprio;
- Um AUTOFLAGELADO é aquele que faz sofrer a si próprio;
- Um AUTOCONDENADO é aquele que se condena por si próprio;
- Um AUTOCRÍTICO é aquele que critica a si próprio;
- Um AUTODETERMINADO é aquele que decide por si próprio.

LOGO, por associação:

- Um AUTOMENTIROSO é aquele que MENTE pra si próprio.

E quantos AUTOMENTIROSOS nós não conhecemos por aí, não é?

As redes sociais são uma área vasta de proliferação desta espécie.

As pessoas mentem pra si mesmos com uma facilidade tão grande nas redes sociais que dá até medo. Pois, é bem fácil ficar DIGITANDO coisas. Não tem ninguém olhando na tua cara pra saber se você tá mentindo ou não. Dizer é muito mais difícil do que digitar algo e teclar "enter". Mas esse nem é o "punchline" do assunto. O problema é que as pessoas escrevem coisas que elas mesmas sabem que é mentira e que essa mentira afeta apenas a vida dela própria. Você mentir para atingir outras pessoas, obter vantagens, é uma coisa. Seria até considerado normal, pra certos tipos de pessoas. Já mentir pra NINGUÉM, é, no mínimo, THRASH.

Qual seria o intuito de dizer uma mentira que não afetasse ninguém e que não tivesse ninguém que a contestasse? Seria, no mínimo, THRASH.

Ah, mas esperem um pouco! Sim, existe uma pessoa que pode contestar esta tal mentira: A PRÓPRIA PESSOA QUE DISSE.

Se essa discussão fosse em uma tele aula do TELECURSO da TV, teríamos um "VAMOS PENSAR UM POUCO?":

1 - Existe uma mentira;
2 - Ninguém sabe que é mentira;
3 - Ninguém irá contestar a tal mentira;
4 - A própria pessoa que disse sabe que não é verdade.

Então, os alunos do Telecurso chegariam à seguinte questão:

- POR QUE A(O) DESGRAÇADA(O) FALOU ESSA MERDA, ENTÃO?

E o professor do Telecurso, responderia:

- Muita gente insiste em querer "tapar o sol com uma peneira". Ficam se enganando para fugir de uma realidade com a qual não desejam conviver. Ficam se enganando pra não tomar atitudes. Ficam se enganando pra não precisar mudar atitudes. Ficam se enganando pra não perceber coisas erradas em suas próprias vidas. Ficam se enganando pra não ter que admitir que precisam mudar, e, consequentemente, mudar de fato.

Na verdade, as pessoas AUTOMENTIROSAS querem, sim, obter algum tipo de vantagem com suas automentiras. Vantagens essas que, se acontecem, não é de forma ATIVA, mas sim, PASSIVA. É como se fosse algum tipo de jogo de azar, onde as pessoas apostam as próprias chances de felicidade em um "tiro no escuro".

Mulheres que são espancadas pelos maridos são um exemplo clássico de AUTOMENTIROSOS. Elas aceitam ser espancadas, mutiladas, humilhadas e fingem que não tá acontecendo nada. Elas MENTEM PRA SI MESMAS, ao acreditar que, se ela não denunciar, um dia, ele irá perceber que ela não o fez por amor e irá parar com as agressões.

Homens que colocam aparelhagens de som faraônicas em seus carros são outro exemplo. Esses inúteis ligam seus sons ensurdecedores na rua, proporcionam a festa alheia, e ficam bem POPULARES. Mas...e se esse idiota não tivesse esse trio elétrico, ele seria popular? As pessoas gostariam dele sem carro de som? E, é claro, que o energúmeno sabe bem que as pessoas estão única e exclusivamente interessadas no carro de som dele, mas IGNORA O FATO. Ele MENTE pra ele mesmo, pensando que as pessoas gostam dele pelo que ele é, e não, pela danceteria (gratuita, é claro) que ele proporciona ao ar livre.

Nas redes sociais, estamos ENOJADOS de ler algumas falácias, como:


- Não ligo pra beleza exterior;
- Não ligo pra dinheiro;
- Gosto de gente inteligente;
- Gosto de gente culta;
- Gosto de gente estudada;
- Gosto de gente de caráter;
- Gosto de gente sincera;

Só que...os AUTOMENTIROSOS, ao falar isso, estão, na verdade, querendo atingir a pessoa amada, que, normalmente é PILANTRA, MAU CARÁTER, MENTIROSA, TRAIÇOEIRA, APROVEITADORA, BURRA, IGNORANTE, INCULTA, SEMI ANALFABETA...

Eles (os AUTOMENTIROSOS) se iludem, esperando que essas pessoas mudem só porque eles expuseram seus "gostos" (hahahahahahah...impossível não rir disso). Ledo engano...

Na verdade, os AUTOMENTIROSOS gostam sim, de verdade, desses tipos de pessoas. Porém, existem outros requisitos na seleção de pessoas para relacionamentos interpessoais que são bem mais importantes pra eles e que são impreteríveis. Só que...esses requisitos listados acima, em determinado momento, fazem falta, mesmo estando em um plano secundário de prioridades. E então, vem a ilustre idéia da AUTOMENTIRA pra ver se a pessoa muda (hahahahahahahahaha). Seria unir o útil ao agradável.



Concluindo, no nosso Telecurso, na parte do "Se liga aí, que é hora da REVISÃO", perceberíamos que:

- Os AUTOMENTIROSOS são uma espécie bem numerosa em nossa sociedade;
- É conveniente ser AUTOMENTIROSO. É mais fácil esperar pela mudança dos outros (hahahahahahaha) do que mudar a própria atitude e procurar algo melhor na vida;
- Os AUTOMENTIROSOS praticam psicologia reversa consigo próprios...E CONSEGUEM (hahahahahahaha);
- Os AUTOMENTIROSOS são como crianças: São pessoas que acreditam em DUENDES, FADAS, PAPAI NOEL e COELHINHO DA PÁSCOA. Porém, com uma diferença: Não têm medo de PALHAÇOS. Aliás, querem eles bem por perto...



Samuel Camilo   



"Mentir pra si mesmo é a pior das mentiras."
(Renato Russo)