sábado, 22 de janeiro de 2011

Zona de conforto simplória: a HERANÇA da Política do Pão e Circo



Zona de conforto. Uma expressão um tanto perigosa.

Todo mundo tem uma. Eu tenho a minha (devo ter, não sei. Eu só sei que eu ainda não a atingi. E ela ainda me parece bem distante do que me encontro agora, me fazendo lutar mais pra tentar atingí-la), você tem a sua. Todo mundo tem. E está certo em ter.

Maaaaaaaas...(tudo tem que ter um MAS, não? Que chato!)

Existem ZONAS DE CONFORTO e ZONAS DE CONFORTO.

O que seria isso?

Bem...este é o assunto a se desenrolar daqui em diante.


So...let´s go!




A Política do Pão e Circo (em latim: Panem Et Circensis)

Foi instituída na Roma Antiga, com a filosofia de que se o povo tiver comida (pão) e diversão (circo), a insatisfação com os governantes diminuiria drasticamente.


Zona de Conforto

É um patamar que se atinge na vida, onde, naturalmente a pessoa se ACOMODA, acreditando que aquilo que tem é suficiente e não precisa de mais nada.



Os Antigos Romanos já tinham a perfeita noção de Zona de Conforto Simplória.
Eles promoviam os embates entre gladiadores, convocava o povão pra assistir e distribuía pão. E todo mundo ficava feliz.
O governante, porque a insatisfação do povo diminuía e o povo, porque tinha diversão e comida.

Muitos países tiveram (e ainda têm) Política do Pão e Circo.
No Brasil Colônia, tivemos Política do Pão e Circo.
Hoje em dia, em pleno século XXI, temos Política do Pão e Circo no Brasil.
É só dar uma olhadinha por aí. Não será difícil encontrar muitos PÃES e CIRCOS por aí.

E esses PÃES e CIRCOS não existem pura e simplesmente pra alimentar e divertir o povo.

Os verdadeiros motivos são:

- Alienar o povo
- Emburrecer o povo
- Enganar o povo
- Cegar o povo
- Ensurdecer o povo
- Emudecer o povo
- Estagnar o povo
- Acalmar o povo
- Acomodar o povo


Na minha análise, eu encontrei alguns CIRCOS atuais:

- Big Brother
- Futebol
- Funk
- Pagode
- Novela
- Carnaval


Atualmente o PÃO da Política do Pão e Circo é o Bolsa Família.

Pro governo é interessante que o povo se mantenha assim. Burro...Ignorante. Então, a opção é cada um corra atrás de melhorar...cada vez mais. Lutar, seria a palavra mais apropriada.

Mas, na minha concepção, o grande problema na parte do PÃO é o quanto as pessoas são simplórias neste quesito.

Eu uso uma expressão para definir isso:

"Para o povo brasileiro, um celular pra ouvir seu funk sem fone e um pão com manteiga pra comer, já bastam!"

Isso quer dizer que a Política do Pão e Circo está DENTRO do brasileiro, o que é pior ainda.
Infelizmente, o brasileiro tem uma mania ruim, de achar que SER POBRE É BONITO, de achar que estão condenados a viver no limite. E então, acaba por se contentar com coisas mínimas. Ocorre a acomodação. A estagnação.
As pessoas ficam DESMOTIVADAS a melhorarem suas vidas, pois, acham que, viver com o MÍNIMO é suficiente.

Isso é PENSAR PEQUENO, o que não é bom.

E com isso, o conceito de felicidade fica muito mínimo. As pessoas se auto intitulam FELIZES com uma simplicidade de dar inveja.

Dizem que "Dinheiro não traz felicidade". Pode até ser. Mas, numa palestra uma vez, eu ouvi uma expressão muito mais apropriada:

"Dinheiro não traz felicidade, mas a FALTA DE DINHEIRO tira sua felicidade."

E eu pergunto: Poderia existir FELICIDADE em viver no limite por pura acomodação?

As pessoas ficam falando de "ANO NOVO, VIDA NOVA"...que vida nova poderia viver na ESTAGNAÇÃO? A vida nova, dita, seria então somente a passagem de um ano para o outro. Seria esta a única mudança então?

As pessoas deveriam rever suas zonas de conforto e pensar: "NÃO! NÃO ESTÃO BOM! MEREÇO MAIS!"

Falta PRETENSÃO nas pessoas. Pessoas NÃO PRETENSIOSAS não vão a lugar algum. Ficam estagnadas. Condenadas. Não passam de GADO.

Mas...dia a dia, percebo que, grande parte das pessoas, considera a auto análise como uma coisa idiota.

Eu sei que muita gente que lê (isso quando lê) fica me achando METIDO A BESTA...esse tipo de coisa. Tipo: ”Quem ele pensa que é pra chamar o povo de GADO?”

Sou uma voz no vazio, já que as pessoas acham a auto análise uma IDIOTICE.

Elas gostam (por enquanto, né? Quando estiverem na lama, não vão gostar tanto) de viver assim...como gente idiota. Elas sabem muito bem que são idiotas. Mas elas acham que, ao serem idiotas, garantem a própria inclusão social, já que 99.99999999% das pessoas do mundo (quiçá, do universo) são idiotas.

Não sei até que ponto sou diferente das outras pessoas, mas, pra mim, TUDO O QUE EU LEIO, ME AGREGA de alguma forma. Eu não consigo simplesmente IGNORAR alguma informação, por mais dolorosa que ela venha a ser pra mim. Eu aprendo com tudo o que leio, por menor que seja este aprendizado. Mas isso é uma coisa MINHA. Se as pessoas ignoram, PROBLEMA SEXUAL (e mental) DELAS. A vida...aquela mesma que adoram dizer que deve ser VIVIDA COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, neste mesmo amanhã (que fora ignorado), lhes fará a COBRANÇA pela vida vivida irresponsavelmente. Quem cobra é a vida. Não eu. Não sou Deus.Samuel, em Hebraico, significa “Aquele que é ouvido por Deus”. Mas eu não sou Deus. Não sou profeta. Estas coisas que estou dizendo são tão claras pra mim quanto a luz do Sol. Não estou profetizando. São coisas que as pessoas me mostram no meu dia a dia. São só CONSTATAÇÕES.

Hoje, temos vastas opções de CIRCOS. Escolha o seu! Na Roma Antiga, só tinha o Coliseu. Não é uma maravilha dispor de variedades?

Sei lá...Big Brother, Pagode...Monte seu KIT PÃO E CIRCO. Escolha um Pão e um Circo e viva de forma simplória, dizendo aos quatro cantos que é FELIZ.

Mas, como diz o Ditado Popular: “Falar, até PAPAGAIO fala. Acredita quem quer.”




A campanha é “Liberte a Política do Pão e Circo que há em você!!”

E tudo isso é culpa da Política INTRÍNSECA do Pão e Circo.

Aquela que vive dentro de 99.999999999999999999999999999999999% do povo brasileiro.

Do povo que se contenta em ouvir funk no celular sem fone de ouvido e se alimenta de pão e água...


...sem reclamar.





Samuel Camilo

"Ser burro é congênito. Ser idiota é opcional."
(Samuel Camilo - Eu mesmo)

3 comentários:

Piaui disse...

Ouvi dizer que quem está no degrau de evolução mais alto deve ajudar e alertar os que estão tentando subir.
Daí só tem um problema, se o pobre diabo que tá lá embaixo quer subir ou não, o problema não é seu...Não insista... Desista de tentar fazer o pobre diabo subir...
Vc tem que desistir de tudo!( clube da luta)

Samuel Camilo disse...

Eu ouvi algo similar, que dizia assim:

"Se um dia, você alguém pendurado, pra cair num buraco e você perceber que essa pessoa não quer sair, não dê a mão pra ela, e sim, PISE NA MÃO DELA pra ela cair logo, pois a probabilidade de ela TE PUXAR pra dentro do buraco é imensa..."

Eu acho que, essa posição no "degrau da evolução" está DENTRO das pessoas. Não tem como vir de fora. É como a MOTIVAÇÃO: Ninguém pode motivar uma outra pessoa. Isso vem de dentro. Mas DESMOTIVAR outra pessoa, isso sim, é possível.

Valeu!

Abrax!

@RThu! disse...

Concordo. Penso exatamente como você (sim, a parte do gado também). A maioria das pessoas é idiota. Eu não sou. Isso me fascina e me assombra. Como as pessoas podem ser tão comodadas?
Existe um lado bom: há menos concorrentes na nossa corrida pra subir na vida.
Li apenas dois de seus textos, mas achei muito bons. Você será lido, pois é bom saber que existem pessoas, embora sejam poucas, que pensam como eu penso.

Abraço