domingo, 23 de maio de 2010

ANALOGIA entre TECNOLOGIA e TEOLOGIA



Eu sou Analista de Sistemas. Minha área profissional (e, porque não também, sentimental) é Tecnologia da Informação. TECNOLOGIA. Isso é, pelo menos 60% da minha vida atual. Eu vivo TECNOLOGIA. Eu respiro TECNOLOGIA. Da TECNOLOGIA, até que eu entendo razoavelmente.


Por isso, creio que tenho conhecimento suficiente para fazer uma analogia entre a TECNOLOGIA e um dos maiores tabus da humanidade: RELIGIÃO.

Mas não vou falar sobre a religião em si. Cada um tem a sua. É direito de cada um. Como é direito não se ter religião também. Eu, mesmo, sou AGNÓSTICO. Não acredito em tudo, mas também, não duvido de tudo. E prefiro não discutir religião.

Sobre a TEOLOGIA: "A TEOLOGIA é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teologia



O assunto que descreverei no post da ocasião é como as pessoas usam religião para parecer BOAZINHAS. E isso, creio que não seja novidade. Após a leitura, eu acredito que farei muita gente refletir, apesar de DETESTAR admitir e, pior ainda, CORRIGIR a si mesmos. Eu creio também, que...muita gente que pratica o que descreverei abaixo, NÃO TENHA NOÇÃO de que o faz. Mas isso não elimina a culpa.


Então...


Let the battle begin....


Na TECNOLOGIA, mais especificamente, nas LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO, temos o que chamamos de PALAVRAS RESERVADAS. As PALAVRAS RESERVADAS são aquelas que NÃO PODEM SER USADAS EM QUALQUER SITUAÇÃO. Não são palavras comuns. Elas têm um contexto e um significado importante para a linguagem.

Vou dar um exemplo bem simples:


Normalmente, não posso criar uma variável de nome "void", já que esta palavra é RESERVADA, ela é um modificador de acesso. Não pode ser nome de variável. Ela tem um significado especial para a linguagem. É reservada.

E assim, como em uma LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, que tem suas palavras reservadas, eu acho que a LINGUAGEM POPULAR deveria ter algumas também. Por isso, a ANALOGIA entre a TEOLOGIA e a TECNOLOGIA...

Mas vou desenrolar o assunto em uma palavra, aquela, que deveria ser A MAIS RESERVADA e é a MAIS UTILIZADA em vão: DEUS.

Como as pessoas GOSTAM de escrever essa palavra!
Como as pessoas GOSTAM de usar este nome em benefício próprio!
Como as pessoas GOSTAM de usar este nome para demonstrar ser correto!


A palavra DEUS deveria ser PALAVRA RESERVADA na LINGUAGEM POPULAR. Não poder ser usada em situações comuns. Não poder ser usada por

ter significado especial, podendo somente ser utilizada para os fins específicos. Muita gente tem um conceito incorreto sobre isso. Acham que só dizer o nome...dizer que é temente...que isso as BLINDA das intempéries do mundo.


Só que...as coisas não são bem assim.


Essas pessoas ALEGAM acreditar e serem tementes a DEUS. Mas....o que essas pessoas fazem pra MERECER QUE DEUS OPERE EM SUAS VIDAS?
E quem tem que responder isso, são essas pessoas. Não eu. Eu sei o que EU FAÇO pra DEUS abençoar A MINHA VIDA. Elas que têm que saber se estão usando o nome de DEUS em vão ou não.


Lair Ribeiro, médico brasileiro, escreveu um livro (eu mesmo o li anos atrás e recomendo), o qual o título é muito apropriado para minha crônica:

"O sucesso não ocorre por acaso!"

Muita gente acha que, se ficar SÓ FALANDO de DEUS, que obterá graças DE GRAÇA (Não que DEUS vá cobrar, é claro). Querem GRÁTIS. Sem fazer nada. De braços cruzados. Sentadinhos esperando.

Ledo engano...

Você quer ajuda de DEUS? Faça por onde! Faça sua parte! NADA acontece por acaso...

Geraldo Vandré disse, com muita propriedade:

"...esperar não é saber! Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."

MUITAS (e bota muitas nisso) pessoas querem ajuda de DEUS! Porém, elas:


- Não têm apreço por trabalho

- Amaldiçoam seus trabalhos diariamente
- Amaldiçoam as segundas-feiras
- Ao invés de buscar seu espaço, tentam "puxar o tapete" dos outros
- Vivem de pura inveja. Só invejando o próximo
- Esperam pelo fim de semana, não pelo descansar, mas pelo ÓCIO
- São conformistas


Essas MUITAS pessoas, deveriam se auto questionar (sei que é doloroso encontrar certas respostas, mas...) algumas coisas como:


- Eu faço alguma coisa pra ajudar alguém?
- Por que sou egoísta?
- Por que, ao invés de me melhorar, eu invejo ao próximo?
- Por que, ao invés de tentar crescer, fico torcendo pela queda alheia?
- Por que não sou capaz de me prejudicar para beneficiar alguém?
- Por que eu minto pra mim mesmo?
- Por que eu piso em cima dos mais humildes?
- Por que eu faço piadas de pobres, nordestinos e negros?
- Por que eu finjo ser quem não sou?
- Por que, se o caixa do supermercado erra o troco, eu não devolvo?
- Por que eu me orgulho de passar de ano colando em provas?
- Por que, ao invés de ajudar, eu sempre digo "Isso não é problema meu..."?
- Por que eu ando com gente que não presta?
- Por que eu brinco com os sentimentos alheios?
- Por que eu não faço nada que eu nãová levar alguma vantagem?

Entre muitas outras perguntas...

E deveriam perguntar a si mesmos:

- Eu faço algo pra agradar a DEUS?
- DEUS aprova essas coisas que faço?
- Se eu fosse DEUS, ajudaria gente com essas atitudes?
- Mereço a ajuda de DEUS?
- Se eu fosse DEUS, ajudaria invejosos, trapaceiros e ociosos?


Dizem que "DEUS é brasileiro". Como poderia isso, se, a grande maioria do povo do Brasil quer ganhar dinheiro dormindo? Se você fizer uma pesquisa e perguntar o que o brasileiro faria se ganhasse na loteria, 99.9999999% vai responder ÓCIO. DEUS ajuda gente OCIOSA?


Então...POR QUE essas MUITAS pessoas, usam constantemente a palavra DEUS??


Melhor perguntar pessoalmente pra elas...


Acho que isso vem da época da colonização, onde acreditava-se que quem não era cristão, não tinha alma (esse era o precedente para a escravidão). Isto é um dos maiores absurdos da história da humanidade. Talvez venha daí. Por mais que as pessoas digam que NÃO, a religião dá uma certa blindagem, sim. Muita gente, usa o nome de DEUS pra soar meio assim:

"Olha...não mexe comigo não, senão vai ser ver com DEUS!"
"Olha...estou falando de DEUS! Então...eu sou BOA PESSOA!"

A religiosidade tem o benefício da DÚVIDA (coisa que tem gente que sabe usar como ninguém). Já que não se pode ver as coisas. Não se pode provar que existe, mas também não se pode provar que não existe. Não é assunto pra discussão. Polêmica por polêmica, particularmente, prefiro polemizar futebol.

Elas usam constantemente porque não é (mas deveria ser) PALAVRA RESERVADA na LINGUAGEM POPULAR. Deveria ser usada somente em momentos apropriados...

Assim como, na programação, se você tentar usar uma palavra reservada sem necessidade dá erro, eu acho que as pessoas deveriam sentir maus súbitos ao usar o nome de DEUS em vão.


Eu mesmo, prefiro TRABALHAR, ESTUDAR...ajudar os próximos sem esperar nada em troca...


E, dentro de mim mesmo, agradecer a cada dia.


Não preciso pôr isso em OUTDOORS, FAIXAS, ORKUT, TWITTER.


DEUS sabe. E eu sei. E isso basta!


Pra mim, DEUS é uma PALAVRA RESERVADA.


Ou será que essas MUITAS PESSOAS que citei acima, querem levar alguma vantagem com isso...e eu não sei?







Samuel Camilo

"O espírito se move através todas as coisas..."

(System Of A Down)

Nenhum comentário: