sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ORKUT: O ESPELHO DISTORCIDO

ORKUT. Site de relacionamentos interpessoais. Quem (que utilize computadores e internet, é claro), hoje em dia, não tem um perfil (ou mais) no orkut? Eu mesmo tenho. O mesmo perfil...a mesma conta de 2004, quando era necessário um convite pra ingressar na rede. E era difícil conseguir um convite. Convites limitados. Na época era legal. Coisa restrita. Mas hoje, o orkut tem várias funções. E uma das funções, se não a MAIS UTILIZADA delas é a DISTORÇÃO.

Incrível como no orkut, a vida NÃO é retratada como ela é (pelo menos não na maioria dos casos). É claro que existe gente que utiliza o orkut de forma consciente...contato com parentes distantes, reencontro de amigos antigos, círculos de amizades mesmo.

Mas ANALISANDO (eita palavrinha!) melhor, eu percebi algumas peculiaridades perfis de orkut afora. E percebi, vendo perfis no orkut de pessoas que conheço pessoalmente, que a distorção é gritante. Isto também ajudou em minha análise.

Percebi ALGUMAS COISAS (não vou colocar tudo...o post ficaria muito grande. Fica pro próximo)

Mas primeiro...

...um aviso aos desavisados: NÃO ESTOU GENERALIZANDO! Se for pra ficar achando isso, pare por aqui mesmo! Eu sei que tem gente que não é assim como descrevo abaixo (muitíssimo pouca, mas tem). Não venha querer ficar dando de coitadinho por aqui...porque NEM VAI ROLAR!!




Vamos lá:




No ORKUT existem ESTEREÓTIPOS.

Requisitos mínimos:

- Todo mundo é BEBUM
- Todo mundo é PEGADOR
- Todo mundo é GOSTOSÃO
- Todo mundo tem ATITUDE
- Todo mundo é BALADEIRO

- O povo no ORKUT faz "MASS ADDING" (Adiciona-se qualquer um) só pra ter o prazer de colocar "LOTADO" no perfil, indicando uma fictícia popularidade.
- O povo no ORKUT JAMAIS ADMITE que trata fotos no PHOTOSHOP ou programas do tipo.
- O povo no ORKUT faz "bico" nas fotos (e não percebem que fica ridículo)
- O povo no ORKUT fica repetindo as vogais nos textos (e depois dizem que odeiam provas de Português)
- O povo no ORKUT acha bonito cometer erros de Português
- O povo no ORKUT faz perfis falsos pra poder espionar a vida alheia livremente sem ser identificado
- O povo no ORKUT adora receber depoimentos "cliché"
- O povo no ORKUT apaga recados e acha isso normal (quem não deve, não teme)
- O povo no ORKUT faz CONTA CONJUNTA pra demonstrar uma pseudo-fidelidade (bela porcaria dividir orkut...quem vai trair, não avisa no orkut)
- O povo no ORKUT adora mostrar que é feliz! Mas quando você conhece, vê que não é bem aquilo...quem é feliz, não fica anunciando
- O povo no ORKUT adora mandar indiretinhas em suas mensagens de status
- O povo no ORKUT adora colocar mensagens de auto ajuda em seus status, mas eles não aplicam em suas próprias vidas
- O povo no ORKUT é corajoso. Esculacha todo mundo via internet. Já pessoalmente...
- O povo no ORKUT adora tirar fotos com seus carros. Normalmente têm um álbum dedicado ao mesmo (que muitas vezes, é do papai)
- O povo no ORKUT se aproveita das festas de fim de ano e "floodam" os orkuts afora com mensagens para parecer bonzinhos
- O povo no ORKUT, quando tá "devendo" muito, cancela a conta, pra evitar que notícias se espalhem
- O povo no ORKUT, quando cancela a conta, logo mais faz outra, por não aguentar ficar sem
- O povo no ORKUT é doido pra pegar a senha alheia pra poder ver suas privacidades
- O povo no ORKUT assiste e discute ferrenhamente sobre Big Brother, mas não sabe sequer quem é o Ministro da Fazenda do Brasil
- O povo no ORKUT entra em comunidades que sequer sabe a respeito


O lema do ORKUT, em muitos casos, é TRANSPARECER...


TRANSPARECER felicidade
TRANSPARECER amizade
TRANSPARECER sex appeal
TRANSPARECER virilidade
TRANSPARECER comunicação
TRANSPARECER alegria
TRANSPARECER compreensão
TRANSPARECER lealdade
TRANSPARECER alcoolismo
TRANSPARECER perseverança

A inversão de valores no ORKUT é evidente

Quanto pior, melhor...

Mas...

...desde quando o PIOR é o MELHOR??

E porque não ser você mesmo no ORKUT?

Simples:

As pessoas têm medo de ASSUSTAR os outros. Coisa que eu não tenho...e pago por isso.








Samuel Camilo
"Your doubt, it fuels me. Your hate, it drives me. The challenge ignites me. You make me fight harder."
(Hatebreed)

2 comentários:

Unknown disse...

Samuca, você é meu Guru, faz um livro que eu patrocino! Ahahaha! Abraço!

Samuel Camilo disse...

HAIL TO YOUR MASTER! HAUHAUHAUHUAHAUHAUHUAH...Valeu pela visita, Sala...

Stay tuned...

Abrax!