segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Bonito, o Feio e o Inteligente


"...era mais fácil fazer chame de intelectual..."
(Óculos - por Herbert Vianna)

Acho que Herbert Vianna estava bêbado quando escreveu isso.
Usei óculos por muitos anos. E nunca percebi que tal charme existisse.
Duvido da existência até hoje.

Charme de Intelectual. Parece impactante. Mas ele é mais impactante para quem tenta fazer uso de tal artifício fictício. Chega a ser frustrante.

Mas...no desenrolar deste post, as coisas sobre o tal "Charme intelectual" serão analisadas mais a fundo.

Stay Tuned...






A sociedade define 3 ESTEREÓTIPOS de pessoas, de acordo com as normas de preferências:

O BONITO:

- Aquele que está dentro dos padrões definidos por Glória Kalil, Christian Pior & Cia. São aqueles que nem têm que se preocupar em estar sozinho, já que, por estar nos padrões de unanimidade da sociedade, são disputadíssimos e escolhem a dedo com quem querem estar e quando querem. Nesta categoria, se enquadram os famigerados "bombados", as ditas "popozudas", por exemplo. Os bonitos estão sempre em evidência e são motivo da COBIÇA ALHEIA. A "Tese da geladeira à venda", que um amigo me contou uma vez e vem bem à calhar para exemplificar.
Analisem:

"A venda da Geladeira"

Você quer vender uma geladeira. E então, a coloca em sua porta com uma placa de venda. É CLARO que ninguém vai se interessar em parar pra ver uma reles geladeira com placa de venda na porta de uma casa.

Agora...CONTRATE ALGUÉM. Umas 2 ou 3 pessoas. Faça com que elas venham todos os dias em horários diferentes ver a geladeira como se estivessem interessados. Verás que, em pouco tempo, outras pessoas, que sequer faziam questão da geladeira começarão a se interessar. Tudo porque TEM GENTE INTERESSADA. Então...se tem gente interessada, é porque é interessante.

Fim.

Moral da história: As pessoas não se interessam pelo que outras pessoas não demonstram interesse. As pessoas têm medo de se interessarem sozinhas.

E com os tidos como "bonitos" isso ocorre com frequência. Já que, potencialmente, eles são comprometidos e como na "história da geladeira", as outras pessoas se interessam porque outras pessoas também se interessam ou possuem.

Normalmente, os considerados "bonitos" são mentalmente ociosos (ou são burros mesmo), já que têm certa facilidade em relacionamentos interpessoais, não tendo que exercitar seus (nano) cérebros pra desenvolver alguma conversa atrativa. A outra pessoa está hipnotizada por sua beleza e desconsidera toda e qualquer sandice que o bonitinho venha a dizer.

Mas Lulu Santos diz com muita propriedade;

"...a beleza é tão FUGAZ..."
(Lulu Santos)

Não se é belo pra sempre. E um dia, o cérebro, que atrofiou, vai fazer falta...




O FEIO:

- Aquele que está fora dos padrões de beleza de Glória Kalil, Christian Pior e afins. E como na nossa história da geladeira, por estar fora dos padrões, não causa interesse algum, vivendo no eterno ostracismo popular e dependendo 1.000.000% de uma boa conversa (e que conversa tem que ser!) pra conseguir ter 0,000000001% de chance de iniciar alguma coisa com alguém. Esta é uma situação bem difícil, principalmente na infância e na adolescência, onde se desconsidera conversas, caráteres e afins. Altos índices de complexo de inferioridade se abatem sobre pessoas desta categoria. A não ser os que têm grana, né? Que automaticamente ficam LINDOS e MARAVILHOSOS...




O INTELIGENTE:

Muitas balelas existem na humanidade. Dignas de asco...

- Todo mundo prefere pessoas inteligentes - MENTIRA! Pessoas inteligentes não se submetem a domínios e chantagens. E isso não é interessante...
- O que vale é a beleza interior - MENTIRA! O que tem de gente que vive com gente burra, mas aceita pela pessoa ser alvo da cobiça alheia por aí não é brincadeira!
- Todo mundo gosta de gente com personalidade - MENTIRA! Pessoas com personalidade são questionadoras. E debatem. Ninguém gosta de debates.
- Não existe gente feia - MENTIRA! Esiste sim. O que é FEIO e POBRE.
- As pessoas gostam de gente de bom papo - MENTIRA! Quando os bonitos vêm, nada é questionado e a situação se desdobra com uma facilidade impressionante. E sem palavras...e outra: se não for bonito, a conversa NEM COMEÇA. A atenção NEM É DISPENSADA.
- Melhor um inteligente do que um bonito - MENTIRA! Por que então, os bonitos NUNCA estão sozinhos, já que eles são tãããão inúteis assim??

Novamente: Herbert Vianna só podia estar bêbado ao usar a definição "charme intelectual". Isso não existe. Definitivamente.

As pessoas inteligentes não são INTERESSANTES. Porque as pessoas levam em considerações outras coisas. O próprio ego, por exemplo. Muita gente pensa "pequeno" e se sente automaticamente menosprezada por alguém inteligente. Pessoas inteligentes gostam de "papo cabeça" e nem todo mundo tem saco (e principalmente, CACIFE) pra papo cabeça. Pessoas inteligentes conversam de tudo...quem quer ficar com alguém o qual parece que nunca pode se ensinar algo? Pessoas inteligentes parecem que nunca serão alcançados...quem quer ficar com alguém que não se pode superar?

Que charme pode ter um intelectual, afinal de contas?

Muita gente vai falar:

- Ah, Samuel, seu MONSTRO...VOCÊ TÁ EXAGERANDO!! Não é bem assim!

Sim...é assim, sim!! Monstrinho bem REALISTA eu sou...


As pessoas inteligentes existem só pra servir como "modelos de conduta", mas nunca como realidade nas vidas das pessoas. Os inteligentes servem só pras pessoas dizerem pras tranqueiras que têm em casa "Você deveria ser assim...", ou pras pessoas ficarem eternamente suspirando e se arrependendo das tranqueiras: "Ah...eu queria um desses...ah se eu pudesse..."

No fim, sempre tem uma DESCULPINHA ESFARRAPADA pra se justificar...no caso do FEIO é uma coisa sumária. No caso do INTELIGENTE, é necessário justificar-se o "não querer", já que a própria pessoa considera isso como BURRICE e é complicado ADMITIR.


Definição de uma pessoa inteligente:

- TUDO QUE VOCÊ SONHA, PORÉM, NADA DO QUE VOCÊ QUER PRA VOCÊ



Alguém consegue entender isso?

Mas é a real...infelizmente...



E antes que me apedrejem...

...claro que tem um percentual da população (uns 0,00000000000000001% da população) que estão fora desta minha análise. Claro que existem regras à exceção. A informática me ensinou que não existe algo 100% ruim. E que não existe algo 100% bom também. Mas me ensinou também que as pessoas preferem as piores práticas, por serem as mais fáceis.

NÃO ESTOU GENERALIZANDO!

E outra: Se tiver alguém que não leve em considerações as coisas que eu falei aí acima que atire a primeira pedra.

ALEGAR ser bom moço(a) é muito fácil. Mentir pra seus corações é que não dá!



E a última balelinha deste post:

- Eu não me importo com a BELEZA FÍSICA - MENTIRA! Por que então as pessoas vivem se distorcendo nos orkuts da vida pra tentar TRANSPARECER BELEZA?






Sei que não posso mudar o mundo. Nem é de meu interesse. Afinal...o que seria de mim sem os inúteis? A quem eu devastaria com meus comentários?






A minha intenção com este post é...



...que as muitas pessoas PAREM (ou tentem parar) DE MENTIR dizendo que gostam de gente inteligente. Só isso...saiam daquelas comunidades do orkut dizendo sobre gente inteligente, se possível. Não condiz com determinados caráteres.



Que continuem em sua busca incessante pela BELEZA. Seja em academias, seja em clínicas estéticas, seja no photoshop...sei lá...


...e deixem a inteligência fora de toda essa imundície.



Please...



Os inteligentes me entendem...e sabem do que falo. E creio que façam de suas palavras as minhas.









Samuel Camilo

"Hey you, what do you see? Something beautiful? Something free? Hey you, are you trying to be mean? If you live with apes, man, it's hard to be clean..."
(Marilyn Manson)

Um comentário:

zonadootavio disse...

Gostei do texto Samuel, vc se enquadra em qual definicão estereotipada?? kkk
vou transcrever o texto no meublog ok ;)