terça-feira, 16 de março de 2010

ESCOLHEU? PROBLEMA SEU!


Sou uma pessoa que tem sua vida, em quase sua totalidade, enclausurada em frente a computadores.

Não posso reclamar...EU ESCOLHI ISSO...

Seria a mais pura HIPOCRISIA (se é que o povo sabe o significado de tal palavra) da minha parte se eu o fizesse...

Aproveitando o "punch" dessas duas coisas (computadores e escolhas), acabei analisando ORKUTS, MSNs, BLOGS, SKYPES, GTALKs, TWITTERS e tudo que é gadget de comunicação pela internet que existe.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam (normalmente as mais xucras que acham que computador é LUXO e não NECESSIDADE), estes gadgets são, hoje em dia, o jeito mais utilizado para expressão de idéias (eu mesmo faço uso deste artifício).

E então...este ser ácido e odioso passou a analisar...e chegou a uma conclusão: As pessoas sentem um prazer (eu ousaria dizer necessidade) em RECLAMAR de suas ESCOLHAS.

Sim...as pessoas gostam de reclamar das coisas às quais a vida lhes facultou (ou ainda faculta) ESCOLHAS.
E persistem nestas escolhas erradas como se fosse uma doença incurável. Sem remédio.
Não...doenças incuráveis não têm solução.
Tenho uma definição melhor:
Persistem nestas escolhas como se fosse um aparelho ortodôntico, o qual SABE que é só ir ao dentista para ser retirado, mas não vai DE PROPÓSITO. Como se quisesse ficar com ele PRA TER DO QUE RECLAMAR. Reclamar que ele é feio....que ele incomoda...que é motivo de tiração de sarro. Sabe que é só tirar e é uma coisa possível, mas não o faz.

Existem algumas reclamações que quase inexistem e que considero PLAUSÍVEIS, como, por exemplo:

- Gostaria de poder ganhar mais pra ajudar minha mãe, irmãos...
- Não me conformo com meu emprego! Preciso de um melhor...
- Gostaria de continuar meus estudos, mas não tenho condições...
- Gostaria que meu amigo se livrasse de seus vícios...
- Gostaria de parar de fumar...
- Gostaria de não precisar mais de óculos...
- Gostaria de não precisar mais de remédios controlados...

Estes tipos de lamentações que não se escuta ou vê com frequência.

Porém...

Existem algumas reclamações que considero PURA HIPOCRISIA, como, por exemplo:

1- Você não vale nada, mas eu gosto de você...
2- Meu namorado(a) me trai, eu sei, e sou incapaz de tomar atitudes...
3- Não tenho dinheiro pra nada...ganho pouco. Porém, trabalho pouco também...
4- Sempre que eu me interesso por alguém, esta pessoa me decepciona...
5- Conheço pessoas na balada, crio espectativas e sempre me dou mal...
6- Gostaria de ter uma pessoa decente, mas sou incapaz de tomar atitudes...




E então, eu, com toda a minha acidez, pergunto (respectivamente):

1- Você gosta de alguém que não vale nada? E de você mesmo(a)? Você não gosta?
2- Você é traído(a) conscientemente? E o amor próprio? Cadê? Está no lixo?
3- Não tem dinheiro? Já tentou trabalhar mais e, respectivamente, ganhar mais?
4- As pessoas te decepcionam? Já tentou analisar o que leva em consideração nas pessoas?
5- Pessoas em balada te decepcionam? Já analisou se balada é o melhor lugar pra isso?
6- Gostaria de ter alguém decente? Se te disserem: "Não tem porque não quer", o que diria?




Esses foram só alguns exemplos...

O que falta às pessoas é o AUTO QUESTIONAMENTO. As pessoas não sabem "se perguntar". Ou pior, não conseguem olhar pra dentro de si próprias, com medo do chorume que encontrarão lá dentro.

A banda Hatebreed tem um termo perfeito para isso:

"Encarar o que te consome é a única forma de se libertar"
(Hatebreed - Facing What Consumes You)

As pessoas preferem ser consumidas do que tomar atitudes. Reclamar parece ser mais prazeroso. Um êxtase...

Ter do que reclamar é quase tão imprescindível quanto o oxigênio para a sobrevivência humana...
Só que...os seres humanos gostam de reclamar das ESCOLHAS. Reclamar de coisas que dependem deles mesmos...e que podem mudar quando quiserem e bem entenderem.

E eu sou bem simples e objetivo:

ESCOLHEU? PROBLEMA SEU...

É bem por aí mesmo! Ninguém destes chorões é criança pra que alguém passe a mão sobre a sua cabeça...Eles que parem de incomodar as pessoas determinadas com seus choros infundados!!

Minha mãe diz com muita propriedade (sou fascinado pela sapiência dos ditados antigos):

"Quem pariu Matheus que o embale..."

Analisem (sei que é complicado pra muita gente) o ditado...e posso lhes garantir que não é sobre uma mulher e seu filho chamado Matheus...

A vida é uma eterna bifurcação.
A vida nos faculta escolhas...sempre.
Vai de nós, fazermos (ou não) a escolha correta.
E essas escolhas ficam estampadas em nossas faces.
Somos o reflexo de nossas escolhas.

Sei que é difícil pra grande maioria, mas...PENSEM!



Pra finalizar, algo pra se refletir:

Muita gente diz...que eu não sou uma pessoa adequada pra falar de sentimentos. Que não sei nada sobre isso...
Sempre que alguém quer me agredir, me atingir, me fala isso...que sou insensível, sozinho...que não sorrio...que sou infeliz. As pessoas que não têm argumentos pra me combater, falam isso...me chamam de monstro...

Che Guevara disse:

"Deixe dizer-lhe, com o risco de parecer ridículo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Quiçá seja um dos grandes dramas do dirigente(…) Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade para não caírmos em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, no isolamento das massas."





Será que sou insensível, afinal?


Creio que Che Guevara não acharia...e eu acho que a opinião dele valeria...E MUITO!





Samuel Camilo
"Face the mirror is to face yourself..."
(Throwdown)

Nenhum comentário: